Informações - CENC

Apresentação do curso

O avanço na investigação científica e o aprimoramento das práticas clínicas em Nutrição vêm se sedimentando como determinantes essenciais da necessidade da educação continuada na área.

 

Os cuidados terapêuticos em nutrição e dietética são requisitos indispensáveis no tratamento de uma grande gama de circunstâncias patológicas, não se constituindo em meros coadjuvantes, mas em suporte cuja administração falha ou insuficiente pode levar o paciente a quadros clínicos críticos. Além dos princípios químicos, fisiológicos, bioquímicos, e clínicos, contemplamos os higiênicos-sanitários, os de bioestatística, os de relacionamento profissional-clientela e acima de tudo os princípios da bioética.

 

Tal demanda associada aos avanços da indústria de alimentos e de serviços afeitos à área da nutrição clínica, tornam imperioso oferecimento de oportunidades de aprofundamento e reciclagem a profissionais ligados a essa área.

Dadas as peculiaridades não só teóricas, mas a problematização da teoria, que tal formação deve compreender, o ensino sob a forma de Curso de Especialização, adequa-se perfeitamente à situação. Objetivando atender aos requisitos acadêmico-pedagógicos, a presente proposta vem apresentar um rol de disciplinas e respectivas ementas, programas e atividades práticas e teóricas previstas.

 

Esse projeto almeja oferecer ao profissional nutricionista sólido embasamento técnico-científico, em consonância com a realidade prática, possibilitando o alcance dos ideais da Nutrição em prol da saúde do homem. 

 

 

Objetivos do curso

Objetivo Geral

Capacitar o nutricionista nos mais recentes avanços científicos e metodológicos do tratamento e avaliação nutricionais, voltados para a recuperação da saúde do homem em diferentes enfermidades.


 

Objetivos Específicos

Habilitar o nutricionista para:

  •   Reconhecer as necessidades nutricionais do enfermo mediante os aspectos metabólicos apresentados pelo enfermo
  •   Avaliar nutricionalmente segundo critérios subjetivos (propedêutica nutricional e estudo dietético) e objetivos (avaliação antropométrica e exames laboratoriais)
  •   Discutir as condutas nutricionais preconizadas teoricamente para as diversas enfermidades no contexto individual